feeka
O projeto da empresa fictícia “feeka” nasceu dentro de uma cadeira do Mestrado de Multimídia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A disciplina tinha como objetivo “desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projetos tecnológicos, trabalho em equipa e empreendedorismo, habilitando-os a resolver a diversidade de problemas que surgem em projetos desta natureza”. Para alcançar esse objetivo, alunos de Multimédia, Engenharia de Informática e Business foram distribuídos entre 5 empresas fictícias. Essas empresas deveriam ter toda a hierarquia de uma empresa comum, com os quadros de CEO, CTO, CBO, CMO e CCO, bem como um branding, redes sociais, estratégias de marketing e afins. Para além dessas especificidades internas, cada empresa deveria desenvolver e entregar 4 projetos propostos por empresas reais.
Meu envolvimento
A feeka foi, sem dúvidas, o maior projeto acadêmico que já desempenhei. Maior em termos de responsabilidade, em termos de tarefas/entregas e de visibilidade. Fui eleito pelos meus colegas de Multimídia para comandar o departamento criativo da empresa, com o título de CCO. Meu envolvimento começou no trabalho de identidade visual e branding da marca feeka. O nome, que significa o momento de “break” dentro do trabalho, foi decidido em uma votação aberta com a participação de toda a empresa. Em paralelo com o nome e a identidade visual, começamos a trabalhar a cultura da empresa, pois o nome feeka tinha um peso forte para a leveza no trabalho e as boas relações interpessoais. Com o branding da empresa pronto, dividimos a equipe (6 pessoas) entre os 4 projetos propostos pelas empresas reais. Os projetos tinha demandas bem distintas para o nosso departamento. Algumas exigiam um branding do íncio, outras um rebranding, outras apenas o design das interfaces. Por fim, desenvolvemos uma narrativa suporte para a apresentação final, com a finalidade de encontrar pontos em comum dentro dos 4 projetos que facilitasse, assim, a compreensão do espectador
Vídeo da apresentação final. Aparecemos a partir do minuto 44:40
Envolvimento
- CCO
- Web Designer
- UX/UI Designer
- Ilustrador
- Roterista
- Diretor
Data
- Fevereiro 2019 ~ Junho 2019
Tipo
- Acadêmico / Profissional
Referências externas
Envolvimento
- Co-fundador
- Web Designer
- UX Designer
- Articulador
- Produtor
Data
- Agosto 2014 ~ Fevereiro 2018
Tipo
- Acadêmico -> Profissional
Referências externas
Alguns projetos realizados
feeka
“Fika” é uma expressão da língua Sueca que tenta traduzir o momento de parar o que está fazendo para relaxar, tomar um café e comer um doce, na companhia de amigos. É nesse momento, de descontração e livre pensar, que novas ideias surgem e soluções para problemas e dificuldades emergem. Como a palavra “fika” se assemelha bastante com a palavra portuguesa “fica”, decidimos modificar um pouco a escrita para “feeka”, com o intuito de perder essa relação.
feeka empresa
“Fika” é uma expressão da língua Sueca que tenta traduzir o momento de parar o que está fazendo para relaxar, tomar um café e comer um doce, na companhia de amigos. É nesse momento, de descontração e livre pensar, que novas ideias surgem e soluções para problemas e dificuldades emergem. Como a palavra “fika” se assemelha bastante com a palavra portuguesa “fica”, decidimos modificar um pouco a escrita para “feeka”, com o intuito de perder essa relação.
Quaerere
Projeto de aplicação educacional para alunos da Escola Global. A escola é referência no investimento em tecnologia inovadora para o ensino e, neste projeto, os alunos poderão aprender com testes e tutoriais, além possibilitar o planejamento de aulas para os professores.
Quaerere
Projeto de aplicação educacional para alunos da Escola Global. A escola é referência no investimento em tecnologia inovadora para o ensino e, neste projeto, os alunos poderão aprender com testes e tutoriais, além possibilitar o planejamento de aulas para os professores.
zzapp
Aplicativo que concentra as informações de streaming de eventos esportivos. O principal objetivo do aplicativo é permitir que o usuário descubra quais canais de transmissão estão transmitindo um evento esportivo específico. Desenvolvemos o produto em parceria com o ZeroZero, que forneceu a API necessária para a execução do projeto.
zzapp
Aplicativo que concentra as informações de streaming de eventos esportivos. O principal objetivo do aplicativo é permitir que o usuário descubra quais canais de transmissão estão transmitindo um evento esportivo específico. Desenvolvemos o produto em parceria com o ZeroZero, que forneceu a API necessária para a execução do projeto.
Electronic Failure Catalogue
O projeto da Critical Manufacturing é baseado no produto MES, personalizado para fábricas de dispositivos, semicondutores, entre outros. Para melhorar esse tipo de produto, é necessário que, em cada etapa, haja detecções de erros, produzamos um catálogo eletrônico de erros / falhas nas quais o trabalhador possa selecionar pela máquina ou telefone celular e obter uma lista com um relatório de todos os erros que serão enviados para o escritório mais tarde.
Electronic Failure Catalogue
O projeto da Critical Manufacturing é baseado no produto MES, personalizado para fábricas de dispositivos, semicondutores, entre outros. Para melhorar esse tipo de produto, é necessário que, em cada etapa, haja detecções de erros, produzamos um catálogo eletrônico de erros / falhas nas quais o trabalhador possa selecionar pela máquina ou telefone celular e obter uma lista com um relatório de todos os erros que serão enviados para o escritório mais tarde.
Nesse projeto não houve nenhuma interferência relevante do departamento criativo
Nesse projeto não houve nenhuma interferência relevante do departamento criativo
Out-of-Stock
Um projeto, proposto pela Sonae Bit, para otimizar o reabastecimento de estoque através de um sistema que detecta prateleiras vazias, a fim de evitar a má aparência criada pela falta de produtos expostos. O ponto principal do projeto foi o uso de machine learnig e análise de imagem para reconhecimento dos produtos e sua ausência.
Nesse projeto não houve nenhuma interferência relevante do departamento criativo
Out-of-Stock
Um projeto, proposto pela Sonae Bit, para otimizar o reabastecimento de estoque através de um sistema que detecta prateleiras vazias, a fim de evitar a má aparência criada pela falta de produtos expostos. O ponto principal do projeto foi o uso de machine learnig e análise de imagem para reconhecimento dos produtos e sua ausência.
Nesse projeto não houve nenhuma interferência relevante do departamento criativo